CASAS e UNIDADE SIASS ALERTAM!

Convidamos a comunidade universitária para aderir maciçamente o combate ao mosquito Aedes aegypti e consequentemente a prevenção da dengue, zika e chikungunya.

A Universidade possui um importante papel quanto à divulgação e aplicação do conhecimento científico de forma a contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através do desenvolvimento de uma cultura de promoção de saúde e preservação do meio ambiente.

Para atingir este objetivo, a contribuição e a união dos professores, servidores e alunos, representados pelos diversos setores que compõe o CEUNES/UFES é fundamental.

A eliminação do mosquito Aedes aegypti deve ocorrer em todas as áreas externas e internas dos espaços públicos e privados. Desta forma, alertamos para a necessidade de combatermos o mosquito, não deixando água parada e eliminando locais e recipientes que sirvam de criadouro do vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika. Manter as áreas calçadas e áreas verdes do Campus livre de sacolas plásticas, copinhos, latas, garrafas, tampinhas, embalagens é essencial! A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE PEDEM SOCORRO!

FIQUE ATENTO COM A LIMPEZA DO CAMPUS!

Jogue o lixo no lixo!

* Imagem fornecida pelo site dengue.org.br

“Na última sexta-feira, 4 de dezembro, o reitor da Ufes assinou a portaria nº 2.629, que determina o afastamento imediato das servidoras gestantes dos seus locais de trabalho até o dia 18 de dezembro de 2015. A pró-reitora de Gestão de Pessoas da Ufes, Maria Lucia Casate, explica que o objetivo é garantir a segurança das grávidas enquanto não há um rastreamento completo da situação nos campi da Universidade e de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor do vírus. A portaria atende a um comunicado do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Ufes, que expõe a preocupação percebida pelo setor, no sentido de a Universidade promover esforços necessários para minimizar os riscos a que estão expostas as gestantes. A decisão é para todos os campi e unidades da UFES”.

Dia 08/12/2015, a Secretaria Estadual de Saúde –ES convocou a população para eleger um dia fixo da semana para vistoriar em casa estes locais, porque o ciclo dura, em média, de cinco a sete dias. “Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias, e a fêmea pode colocar entre 150 e 200 ovos. Ela coloca os ovos na superfície de recipientes que possam acumular água, como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos de planta e vasilha de animais domésticos”. Mais informações podem ser adquiridas no site da SESA.

O site do Ministério da Saúde fornece dados epidemiológicos, orientações gerais sobre Microcefalia e Vika Vírus e medidas de prevenção e combate a Dengue, Chikungunya e Zika.

Informações detalhadas sobre a dengue, zika e chikungunya são descritas no site sobre a dengue do IOC/Fiocruz e no site da Agência Fiocruz de Notícias. O quadro abaixo resume as diferenças entre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

MAIORES INFORMAÇÕES: