Coração do Planeta - Celebrando o Dia mundial do Solo 05/12/2023.

No dia 5 de dezembro, celebra-se o Dia Mundial do Solo, uma iniciativa implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013. Neste contexto, é relevante destacar que, até a data de 30/11/2023, estão programados 24 eventos oficiais do World Soil Day-ONU no Brasil, onde um deles ocorrerá na Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, onde o objetivo do evento, é conscientizar a comunidade acadêmica da UFES e IFES - Campus São Mateus, produtores rurais, profissionais da área e outros visitantes do norte do Espírito Santo, evidenciando a relevância dos solos na agricultura, equilíbrio ambiental, economia e vida no planeta Terra, dada a quase dependência integral do solo para a execução dessas atividades.

O evento ocorrerá no Centro Universitário Norte do Espírito Santo no corredor externo ao Restaurante Universitário, no dia 05/12/2023, das 08:00 às 20:00 horas. Haverá exposição de banners, ensaios experimentais e rochas, abordando seis áreas temáticas: Pedologia e formação do solo, Classificação do solo, Física do solo, Química do solo, Biologia do solo e Conservação do solo e dos recursos hídricos. Por fim, ocorrerá a doação de mudas aos participantes, produzidas pelo Jardim Botânico Palmarum e pelo Projeto Quintal Terapêutico.

O evento é promovido pelo Núcleo Agronômico de Estudos de Solos e Fitotecnia (NASF-UFES) com promoção Fazenda Experimental do Ceunes, com o apoio do Programa Ufes Sustentável, Jardim Botânico Palmarum, CREA Jr ES, ICL, Coopbac, Laboratório Sistematica e Ecologia de Insetos e Projeto Quintal Terapêutico.

As inscrições podem ser realizadas por meio do seguinte link: https://www.even3.com.br/coracao-do-planeta-celebrando-dia-mundial-do-solo-414699/. Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação, servidores, estudantes de outras instituições e visitantes.

Para mais informações, acesse a página do NASF-UFES (@nasf_ufes).