-A A +A
Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

Dia Nacional de Combate a Dengue.

FÓRUM ESTRATÉGIAS INTERSETORIAIS DE ENFRENTAMENTO AO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS

 

A UFES-SÃO MATEUS E A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONVIDAM A POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DE EVENTO DE EXTENSÃO DE PREVENÇÃO À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA, QUE SERÁ REALIZADO SEGUNDA-FEIRA.

 

O “Fórum Estratégias Intersetoriais de Enfrentamento ao Aedes aegypti no Município de São Mateus” acontecerá dia 20/11/2017 às 13 horas no auditório do CEUNES/UFES, no bairro Litorâneo. O evento é uma ação do Programa de Extensão “Aedes Zero: prevenção à dengue, zika e chikungunya”, sendo realizado pelo CEUNES, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para marcar o Dia Nacional de Combate à Dengue. O objetivo do fórum é fortalecer o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, no município, a partir da mobilização da população e da integração das ações desenvolvidas por órgãos públicos da área da saúde, educação, infraestrutura e obras, meio ambiente e comunicação.

A programação inclui mesas redondas com informações sobre a infestação pelo Aedes aegypti em São Mateus, as notificações de dengue, chikungunya e zika no município e os trabalhos desenvolvidos por várias Secretarias Municipais. Através do aplicativo Mi-Aedes, a Vigilância Ambiental do município acompanha semanalmente as capturas de Aedes aegypti em 291 armadilhas (Mosquitrap) distribuídas em São Mateus. Conforme contrato realizado pela SESA, os mosquitos capturados são encaminhados a empresa ECOVEC e submetidos à análise viral, feita através da técnica de biologia molecular chamada PCR em tempo real, a qual permite a detecção da presença dos vírus da Dengue (sorotipos 1, 2, 3 ou 4), Zika e Chikungunya. Segundo a equipe organizadora do Fórum, a intenção é que os participantes tenham a oportunidade de saber aonde o Aedes aegypti tem sido encontrado frequentemente, passando a participar mais ativamente das ações de prevenção nos bairros que convive. A população poderá também debater e dar sugestões para a melhoria dos trabalhos públicos.

O Aedes aegypti multiplica-se com facilidade no verão, frente as altas temperaturas e chuvas mais frequentes. A principal forma de prevenção é a eliminação ou proteção de locais que acumulem água parada e sirvam de criadouro para o mosquito. O sucesso das medidas de prevenção depende do envolvimento de todas as pessoas e instituições, pois o Aedes aegypti pode se desenvolver em recipientes com água parada em residências, locais de trabalho ou de lazer, áreas públicas, entre outros. O acúmulo indevido de resíduos sólidos e entulhos ao céu aberto em quintais, calçadas, vias públicas e terrenos baldios facilita ainda mais a proliferação do mosquito. Para manter a cidade livre do Aedes aegypti é preciso que todos sem exceção façam a sua parte.

 

 

 

 

PROGRAMA DO EVENTO

 

Fórum Estratégias Intersetoriais de Enfrentamento ao Aedes aegypti no Município de São Mateus.

UFES/CEUNES - Programa de Extensão Aedes Zero: prevenção à dengue, chikungunya e zika.

Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus - Vigilância Epidemiológica/Vigilância Ambiental - PESM.

Data: 20/11/2017

Horário: das 13 às 18 hs.

Local: auditório central da UFES/CEUNES - Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES

Público Alvo: O evento será aberto à comunidade universitária, à população de São Mateus e demais interessados.

 

 

Programação

13:00 - Recepção e Inscrições

13:30 - Abertura Oficial

Professor Dr. Roney Pignaton da Silva - Diretor do CEUNES/UFES;

Enfermeira Maíza Fernandes Bomfim - Subsecretária Municipal de Saúde de São Mateus.

 

MESA REDONDA – As bases do trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti.

Coordenadora: Profª Dr. Karina Schmidt Furieri (DCAB).

  • 13:45 – A Comissão de Combate ao Aedes aegypti do CEUNES/UFES e o Programa de Extensão Aedes Zero: prevenção da dengue, chikungunya e zika - Profº Dr. Roney Pignaton da Silva. Diretor do CEUNES/UFES.
  • 14:00 - Diretrizes Nacionais de Prevenção e Combate à Dengue – Jean Matachon Médico Veterinário do Núcleo de Vigilância em Saúde/ Superintendência Regional de Saúde de São Mateus.
  • 14:15- Plano Municipal de Contingência da Dengue – Secretaria Municipal de Saúde. Wagner Pinheiro – Biólogo, coordenador do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus.
  • 14:30 – Debate

 

MESA REDONDA - Controle do Aedes aegypti em São Mateus: evolução dos dados epidemiológicos e entomológicos no município.

Coordenadora: Profª Dr. Sandra Regina Rocha Silva (DCEL).

  • 14:45 – A assistência à saúde: o tratamento da dengue, chikungunya e zika em São Mateus. Adriana Cremasco – Enfermeira – Coordenadora do Setor de Estratégia de Saúde da Família - Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus.
  • 15:00- Evolução e situação epidemiológica das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no município de São Mateus. Wagner Pinheiro – Biólogo, coordenador do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus.
  • 15:15 – Onde está o Aedes aegypti no município de São Mateus?  – Leones Arezzi Leite – Coordenador do Setor de Vigilância Ambiental e do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social/Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus
  • 15:30– Debate.

 

INTERVALO – 15:50 à 16:00

 

MESA REDONDA: A intersetorialidade nas estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti.

Coordenador: Profª Dr. Wilson Denadai (DCS).

  • 16:00 - O trabalho do agente de endemias como educador ambiental – Crystiana Crystiana dos Santos Santana. (TCC- Licenciatura Biologia – CEUNES-UFES). Profissional da Vigilância Ambiental – Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus.
  • 16:15 - A interseção entre as ações de limpeza urbana e o enfrentamento ao Aedes aegypti. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras.
  • 16:30 - O controle do Aedes aegypti através do plano de resíduos sólidos : preservação do meio ambiente e promoção de saúde. Elzimeire Abreu Araújo Andrade - Secretária Municipal de Meio Ambiente de São Mateus.
  • 16:45 - A escola como um espaço para a educação em saúde e a mobilização da comunidade. Secretaria Municipal de Educação.
  • 17:00 – Propostas de integração de ações intersetoriais. Andréa Pariz. Médica Veterinária – Profissional das Vigilâncias em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus.
  • 17:15 – Debate.
  • 18:00 - ENCERRAMENTO
Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900