Fazenda Experimental do CEUNES sediará assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a UFES e o Município de São Mateus.

No próximo dia 1 de abril, às 9h, o Reitor da UFES, Professor Reinaldo Centoducatte, o Diretor do CEUNES, Professor Roney Pignaton da Silva e o Prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, assinarão um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de proporcionar e facilitar parcerias acadêmicas, científicas e de pesquisa a serem aplicadas na Fazenda Experimental do CEUNES.

A cooperação técnico-científica prevê, nesse primeiro momento, a construção de um viveiro de mudas de café e pimenta-do-reino, que servirá de laboratório para as aulas do Curso de Agronomia do Centro, além de objeto de pesquisa para o Mestrado em Agricultura Tropical.

O viveiro de mudas de café e pimenta-do-reino, bem como o jardim clonal, serão instalados na Fazenda Experimental do Centro e a produção de mudas será destinada a atender os pequenos produtores do município de São Mateus. De acordo com o Gerente da Fazenda, Fabrycio Crizostomo Kock, a cooperação prevê uma produção de 200 mil mudas de pimenta-do-reino e 400 mil mudas de café, em 4 anos.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a UFES e o Município de São Mateus, será realizada na Fazenda Experimental do CEUNES e os coordenadores dessa cooperação são: Professor Edney Leandro da Vitória, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas da UFES e o Secretário de Agricultura de São Mateus, Sr. Ézio Sena de Oliveira.