I Seminário de Tuberculose de São Mateus e I Novembro Azul – UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, realizará o primeiro Seminário de Tuberculose e Novembro Azul.

23 de Novembro de 2015, das 08:00hs às 17:00hs

O Seminário, idealizado com o intuito de conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de prevenção de Tuberculose na população em geral e de Câncer de Próstata na população masculina de São Mateus e região norte do Estado, acontecerá no dia 23 de Novembro de 2015, das 08:00hs às 17:00hs, no Auditório Central da UFES - Campus São Mateus.

As pesquisas e os indicadores epidemiológicos relacionados a esses dois agravos são muito preocupantes: em nossa região esses dados precisam ser debatidos e refletidos, sempre na perspectiva de mudança de práticas e a fim de firmarem-se parcerias para fortalecer o trabalho já desenvolvido e integrar as instituições junto às instâncias governamentais e gestoras de saúde.

O evento será dividido em dois momentos. Pela manhã, serão abordadas questões relacionadas ao Câncer de Próstata e ao Programa de Saúde do Homem.  No período da tarde, serão discutidas as questões relacionadas à Tuberculose: seus indicadores no Brasil, Espírito Santo e em nossa região.

Estarão presente no evento representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Lacen/SESA), Núcleo de Doenças Infecciosas da UFES (NDI/UFES) e do Programa de Referência do HUCAM/UFES em Tuberculose.

Palestrantes confirmados:

1. Profº Ms Wilson Denadai - Universidade Federal do Espírito Santo
  2. Profª Drª Ethel Leonor Noia Maciel -  Vice-Reitora da Universidade Federal do Espírito Santo
  3. Profº Drº Tiago Nascimento Prado -  Universidade Federal do Espírito Santo
  4. Geisa Fregona Carlesso - Enfermeira do Programa de Tuberculose do HUCAM/UFES