Laboratório do Ceunes produz sabão para doar a famílias em situação de vulnerabilidade

Laboratório de Processos Biotecnológicos, localizado no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, está produzindo sabão para auxiliar ações de combate ao coronavírus. O produto será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social na região.

O Projeto Sabão Ecológico utiliza o óleo descartado pelo restaurante universitário do Ceunes para a produção, colaborando também com o meio ambiente. Até o momento, foram utilizados mais de nove litros de óleo, que resultaram em 50 litros de sabão. Essa quantidade foi acondicionada em frascos e entregues ao projeto Araçá, responsável pela distribuição.

“Embora o sabão seja um produto elementar, a Unicef apurou que 40% da população mundial não têm condições em casa para lavar as mãos adequadamente. A realidade em São Mateus não é diferente, ou seja, muitas comunidades não têm acesso ao produto”, pondera a supervisora do laboratório, Laura Pinotti.

Para evitar aglomerações e não pôr em risco a saúde de estudantes, a produção está sendo coordenada, além da professora Laura Pinotti, pelo professor Rogério Faleiros. A iniciativa surgiu em parceria com alguns membros do programa de extensão Ufes Sustentável.

Futuramente, com o fim do isolamento social, a ideia do grupo é capacitar as famílias para que possam produzir seu próprio sabão.