Programa de Extensão Aedes Zero; prevenção à dengue, chikungunya e zika

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DURANTE O 1º SEMESTRE DE 2018.

O Programa de Extensão Aedes Zero; prevenção à dengue, chikungunya e zika tem por objetivo a realização de ações de prevenção à arboviroses como a dengue, a chikungunya, a zika, a febre amarela e o combate ao mosquito Aedes aegypti no Campus São Mateus e na comunidade, priorizando a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão e realizando parcerias com órgãos públicos e organizações da sociedade. Sob a coordenação da direção do CEUNES, o programa é composto atualmente por professores do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB), Departamento de Computação e Eletrônica (DCEL) e Departamento de Ciências da Saúde (DCS), técnicos da Unidade SIASS CEUNES/UFES, da Sub-Prefeitura, da Fazenda Experimental e do DCS, além de duas alunas do curso de Farmácia. O programa também está aberto à inclusão de novos membros (professores e servidores) e a vinculação de projetos específicos relacionados aos objetivos do programa.

Público Alvo:

• Alunos de todos os cursos de graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, independente do período que estejam cursando.
  • Professores e servidores dos diversos departamentos e setores, que tenham interesse em desenvolver ações/projetos vinculados ao programa.

A inclusão de novos alunos, professores e servidores ao programa tem por objetivo:

• A formação de um grupo interdisciplinar regular de estudo, debate, planejamento e participação em ações de extensão relacionadas ao enfrentamento ao Aedes aegypti, prevenção da dengue, zika, chikungunya e temas afins.
  • A integração entre diferentes perspectivas do conhecimento científico e técnico.
  • O estímulo e/ou apoio a elaboração de projetos de extensão específicos, grupos diversificados de estudos, divulgação de pesquisas relacionadas conforme os interesses e a formação dos participantes.

Período de Inscrições: de 20 (terça-feira) à 26 (segunda-feira) de março/18.

Enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail andreiaclr [at] gmail.com

Número de vagas disponíveis: até 20 alunos para participação voluntária (não bolsista).

Seleção: Será realizada entrevista para inclusão e seleção dos alunos, a fim de levantar o interesse pela participação, a disponibilidade de tempo e esclarecer dúvidas.

Datas previstas para entrevistas: 03, 04 e 05 de abril  (manhã ou tarde). O agendamento será confirmado por e-mail.

Início previsto para início das atividades: 10/04/18.

Carga horária semestral total: aproximadamente 30 horas.

Carga horária mensal: 10 horas, sendo 3 horas em reuniões quinzenais e 7 horas destinadas a leitura individual dos materiais de estudo e busca de informações pertinentes ao programa.

Dia e horário das reuniões quinzenais: Preferencialmente as terças-feiras (manhã ou tarde). O dia e o horário será definido conforme a disponibilidade da equipe e dos interessados.

Certificados: Serão fornecidos ao final do semestre, de acordo com as atividades e horas cumpridas pelos alunos. As horas poderão ser utilizadas como atividades complementares, conforme os critérios de cada curso.

Equipe responsável pelas atividades: Profª Drª Karina Schmidt Furieri (DCAB), Profª Drª Sandra Regina Rocha (DCEL), Andréia Carolina L. Ribeiro (Coordenadora da Comissão de Combate ao Aedes aegypti do CEUNES).

Atividades previstas para os alunos:

Realizar a leitura dos conteúdos previamente programados para debate nas reuniões.

Participar das reuniões quinzenais que incluem:

• aquisição de conhecimentos quanto aos objetivos e as ações do Programa: Aedes Zero e da Comissão de Combate ao Aedes aegypti.
  • estudos, apresentações e debates sobre conteúdos técnicos/científicos previamente estipulados
  • acompanhamento e avaliação dos resultados das inspeções semanais realizadas no campus, os dados epidemiológicos e entomológicos do município disponibilizados pelo município, estado e governo federal.
  • contribuições quanto ao planejamento conjunto de novas ações e projetos.

Materiais de referência para o grupo de estudo:

Plano Nacional de Combate a Dengue – PNCD (2002),

Diretrizes Nacionais de Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009),

Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia (2015),

Plano Municipal de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya - 2018 (São Mateus-ES).

Atividades e projetos opcionais:

Conforme interesse e disponibilidade, os alunos poderão realizar outras atividades propostas no programa ou em projetos vinculados a serem desenvolvidos, como:

- fixar e manter cartazes educativos relativos ao Programa no Campus de São Mateus conforme planejamento do grupo.

-contribuir com a elaboração de informações divulgadas pelo Programa, nos diversos canais de comunicação com a comunidade (site do CEUNES, portal do servidor e aluno, redes sociais, jornais).

- participar do Projeto de Extensão Inspeção Compartilhada (previsto) – Realização de inspeções no campus, envio dos dados para relatório, identificação das larvas encontradas.

- contribuir com a implantação de projetos de extensão e grupos de estudos específicos, relacionados por exemplo a análise de dados epidemiológicos e entomológicos, elaboração ou uso de tecnologias da informação, atividades preventivas realizadas em escolas, unidades de saúde.

Para obter mais informações sobre o Programa de Extensão, acesse:

Contato para esclarecimentos:

Andréia Ribeiro -  Telefone: 3312-1601 (R 1601) – andreiaclr [at] gmail.com

Sala 13 – Prédio da SUGRAD.