UFES campus São Mateus participa do Projeto Rondon

•

O projeto Rondon é uma ação desenvolvida pelo Ministério da Defesa em conjunto com outros ministérios do governo Federal, e com o apoio das Forças Armadas.

O objetivo do Rondon é desenvolver ações inovadoras e que tenham continuidade para a população e a administração municipal das cidades que recebem suas operações (BRASIL, 2013).  É um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

A coordenação-geral do Projeto Rondon divulgou no segundo semestre de 2014 o edital do processo seletivo para as Instituições de Ensino Superior (IES) que queriam participar das ações do projeto em Julho/2015, as ações são divididas por duas operações: “Operações Bororos” na região do Estado de Mato Grosso e “Operação Itacaiúnas” nas regiões do Pará e Tocantins, onde serão atendidos 15 municípios por 30 instituições de (IES).

O campus do CEUNES (Centro Universitário Norte do Espírito Santo) foi contemplado pela 4º vez e vai representando a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O Rondon é considerado um dos maiores projetos sociais e educacionais do Brasil. O projeto deste ano conta com a participação das doutoras Diógina Barata (professora de Ciências Biológica adjunto do CEUNES), Flávia Batista Portugal Barata (professora de Enfermagem adjunto do CEUNES), além dos graduandos da UFES: Bruna Nunes Queiroz, Igor Rocha Targino, Luziane B. Santana, Maria Barcellos, Poliane Campos Martins, Tagiane P. Silva, Wakisthelen Bolsanello Costa e Welton Cristo.

A operação Itacaiúnas acontecerá município de Ulianópolis, onde os rondonistas do Ceunes desenvolverão as ações previstas para o período de 17 de julho a 2 de agosto de 2015.