Ufes inaugura galpão de insumos agrícolas na Fazenda Experimental de São Mateus.

A Fazenda Experimental do campus de São Mateus recebeu na tarde desta sexta-feira, 12, um Galpão de Implementos e Insumos Agrícolas, que possibilitará armazenagem mais apropriada dos equipamentos e materiais utilizados nas pesquisas realizadas na área. A inauguração foi uma das atividades realizadas no campus em comemoração aos 69 anos da Ufes, celebrado em 5 de maio.

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton; o diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Favero Filho; a vice-diretora Vivian Cornélio; o senador Fabiano Contarato; o deputado federal Helder Salomão; a deputada estadual Iriny Lopes; a Vereadora de São Mateus Luciety de Oliveira; e o diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus, Eros Spalla.

O Galpão de Implementos e Insumos Agrícolas foi construído com a ajuda de uma emenda parlamentar do deputado Helder Salomão. Com 432 metros quadrados e uma sala anexa, o espaço abrigará de forma adequada implementos e insumos agrícolas que serão utilizados pelos cursos de Agronomia, Biologia e outras graduações.

Apoio

Em seu discurso, o vice-reitor destacou a importância do espaço e agradeceu a contribuição do deputado federal, que já destinou mais de R$ 4 milhões para melhorias na Ufes. Pignaton ressaltou também o apoio do senador Fabiano Contarato e da deputada Iriny Lopes para o fortalecimento da Universidade.

A Fazenda Experimental é um órgão complementar do Ceunes e possui uma área física de 196,3741 hectares. Nela funciona o Laboratório de Processamento Vegetal um laboratório multiusuário que tem por finalidade auxiliar no processamento e na análise de amostras vegetais.

As atividades no campus em comemoração de aniversário da Ufes contaram também com um cardápio especial no Restaurante Universitário, além de uma apresentação musical, e instalação de um mosaico em homenagem à princesa angolana Zacimba Gaba, escravizada no Espírito Santo e símbolo da luta antirracista.