Visita dos alunos do curso de Engenharia de Produção à fábrica de termoplásticos da Marcopolo

Caminhando para o fechamento das atividades do segundo semestre de 2023, da disciplina de Diagnóstico de Processos Produtivos I, os alunos do 2ºP do curso de Engenharia de Produção UFES/São Mateus, tiveram o privilégio de serem a primeira turma de estudantes de engenharia a visitar a exemplar unidade fabril de termoplásticos da Marcopolo São Mateus-ES, já no primeiro dia do mês de novembro.

Acompanhados pelo Prof. Thiago Padovani Xavier e guiados pelas inspetoras de processo e produto da empresa, Júlia Moreira Marciano e Milena Gongo, a visita foi iniciada com briefing de segurança e uma breve apresentação da empresa. Na sequência os visitantes foram conduzidos para a produção de peças poliméricas.

Os estudantes de engenharia de produção puderam testemunhar o empenha da organização na manutenção da qualidade projetada dos produtos fabricados que é acompanhada por meio de indicadores de desempenho bem estabelecidos, seguindo o modelo de produção japonês, em que são estabelecidas metas com pontuações a serem alcançadas, conforme explicou Diego Fernandes (Supervisor Operacional).

Devido ao uso do sistema Lean Manufacturing, a produção é bem enxuta, visando o mínimo de defeitos e avarias possíveis. No setor de plásticos são realizadas inspeções de produto e processos, bem como balanços patrimoniais para verificação se o ambiente está organizado; se a produção foi realizada dentro da meta orçamentária; se o quantitativo de produção estipulado foi alcançado; se o sistema produtivo enquadra-se no sistema de conformidades; como também, nota-se uma preocupação com os colaboradores, visto que reuniões diárias são feitas com a equipe, para verificação de seu estado emocional, conforme apresentado por Leonardo Nogueira (Engenheiro de Processos).

Presente em mais de 120 países, com 03 unidades fabris no Brasil e 08 fora do país (China, África do Sul, México, Colômbia, Austrália e Argentina) é atualmente uma das maiores fabricantes de carroceria do mundo e uma das multinacionais mais importantes do Brasil. Fundada em 6 de agosto de 1949, a Marcopolo nasceu em Caxias do Sul – RS com o nome de Nicola & Cia. Ltda. A empresa abriu suas portas com oito sócios e quinze funcionários e foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias de ônibus.

Inaugurada, no final de 2014, a unidade de São Mateus, com área total de 820.000 m² e 65.500 m² de área construída, opera em plena capacidade, conta com boa localização estratégica para ter uma boa logística, próximo do Centro-Oeste, Norte e Nordeste e conta com aproximadamente 2 mil funcionários empenhados na entrega dos produtos Volare, Neobus (Thunder Midi Escolar) e a linha urbana da Marcopolo (Torino). A capacidade da unidade São Mateus está em 20 unidades/dia com potencial para produzir até 5 mil veículos/ano.

O conhecimento repassado à turma durante a visita foi essencial para a bagagem de experiências de toda a turma, visto que foi possível usufruir da oportunidade de acompanhar de perto o funcionamento de toda a cadeia produtiva de carrocerias dos veículos e entender detalhadamente os processos pelo qual estes produtos são realizados.

Ao final da visita, ainda foram lembrados aspectos importantes para os futuros engenheiros de produção, tais como mapeamento de processos, o uso do sistema de gestão da qualidade e suas ferramentas e métodos, os benefícios de se envolver toda a equipe em um plano de ação claro e bem definido e a necessidade de se atentar às boas condições físicas e psicológicas dos colaboradores.