XXV Jornada de Iniciação Científica da Ufes

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG) realizou na sexta-feira, 6 de Novembro, a apresentação e premiação dos melhores projetos apresentados na XXV Jornada de Iniciação Científica da Ufes.

A cerimônia foi realizada no auditório do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, no campus de Goiabeiras, e contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e da vice-reitora Ethel Maciel.

Os trabalhos foram divididos em três grandes áreas: Ciências da Vida; Humanidades; e Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Essas grandes áreas foram divididas em oito sub-áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra; e Engenharias. Ao todo foram escolhidos oito projetos, um de cada sub-área, como melhor trabalho. Desses selecionados, três foram eleitos os melhores trabalhos de cada grande área.

A vice-reitora destacou a importância da Jornada de Iniciação Científica e da premiação para incentivar os estudantes a seguirem como pesquisadores: “A premiação é importante para que os estudantes tenham seu mérito e trabalho reconhecidos por uma comissão interna e externa da Ufes”.

A XXV Jornada de Iniciação Científica foi realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) no dia 28 de novembro e participaram do evento 988 estudantes bolsistas e voluntários dos quatro campi da UFES.

Da UFES – Campus São Mateus dois projetos foram contemplados:

• Ciências Exatas e da Terra: Rafaela Gusmão Santos
  • - Orientador: Christiane Mapheu Nogueira
  • - Campus: São Mateus
  • - Subprojeto: “Síntese, caracterização e atividade antifúngica frente à antracnose de complexos de cobre com ligantes organossulfurados”

• Engenharias: Arthur Lima Marino
  • - Orientador: Gisele de Lorena Diniz Chaves
  • - Campus: São Mateus
  • - Subprojeto: “Caracterização das equipes responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios brasileiros” - Também eleito o melhor trabalho da grande área de ciências exatas e da terra e engenharias.